Lamentamos, não existem produtos no seu carrinho.

Vitória a favor de macaco Naruto, em tribunal!

Vitória a favor de macaco Naruto, em tribunal!

Macaco Naruto ganha parte dos direitos de autor da selfie animal mais famosa do mundo!

Segundo a PETA, esta foi a primeira vez que se levou a tribunal um caso para conceder os direitos de propriedade de algo a um animal não-humano. A fotografia foi tirada na Indonésia em 2008.

O caso levou dois anos em tribunal e chegou agora ao fim: o fotógrafo a quem pertencia a máquina fotográfica que registou a selfie de Naruto vai pagar 25% de todas as receitas geradas por esta mítica foto a entidades que protegem o habitat de Naruto, na Indonésia.

Após dois anos de batalhas judiciais, o processo inédito que solicitou junto do Tribunal Federal dos Estados Unidos que o macaco Naruto fosse proprietário dos direitos de autor das selfies que tirou com a máquina fotográfica de David Slater foi resolvido.

A People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), que instaurou o processo, o fotógrafo David Slater, a sua empresa, Wildlife Personalities, Ltd, e a plataforma de publicação Blurb chegaram a um acordo no caso da ‘Monkey Selfie’, comprometendo-se David Slater a doar 25% de qualquer receita futura derivada do uso ou venda destas fotografias a instituições de caridade que protegem o habitat de Naruto e de outros macacos na Indonésia.

Numa declaração conjunta anunciaram: «A PETA e David Slater concordam que este caso levanta questões importantes sobre a expansão dos direitos legais dos animais não humanos, um objetivo que ambos apoiam e continuarão a apoiar nos seus respetivos trabalhos».

 

Fonte: mood

X