Lamentamos, não existem produtos no seu carrinho.

10 Benefícios do óleo de coco

10 Benefícios do óleo de coco

Faz bem à saúde e é muito utilizado no mundo da cosmética. Descubra quais os benefícios do óleo de coco e como tirar o melhor partido do mesmo.

O óleo de coco é hoje um produto muito popular no círculo dos cuidados de saúde e beleza alternativos, contradizendo as características que lhe eram atribuídas no passado.

1. SUPORTE AO SISTEMA IMUNITÁRIO

Consumir óleo de coco pode ajudar a combater algumas doenças, graças à sua carga antiviral, antifúngica e às suas propriedades antibacterianas.

Por isso, se está neste momento a tentar livrar-se de algum tipo de vírus ou infecção, experimente tomar óleo de coco virgem.

2. SAÚDE CARDIOVASCULAR

Embora o óleo de coco seja uma gordura saturada, a sua ingestão não tem efeitos adversos sobre o coração. Pelo contrário, parece reduzir o risco de níveis elevados de colesterol, diminuindo assim as probabilidades de ocorrência de ataque cardíaco.

Na Polinésia, por exemplo, o óleo de coco é muito utilizado na culinária e este povo destaca-se pelos exemplares baixos níveis de colesterol e pela baixa incidência de ataque cardíaco, quando comparado, por exemplo, com a restante população da Nova Zelândia que não consome óleo de coco.

 3. SUPORTE DA TIRÓIDE

Não existem provas científicas nesta área, mas são vários os relatos de pacientes com hipotiroidismo que revelam uma diminuição de sintomas após a toma sistemática de óleo de coco. Mas lembre-se que, além de não haver uma fundamentação médica certa sobre este campo, o óleo de coco pode não resultar da mesma forma para todas as pessoas e deve sempre aconselhar-se junto do seu médico.

4. AJUDA A CURAR INFECÇÕES E A CICATRIZAR FERIDAS NA PELE

Quando aplicado nas feridas da pele mais graves, o óleo de coco virgem pode evitar novas infeções por estafilococos. É também indicado no tratamento de dermatite atópica.

Além disso, as feridas tratadas com óleo de coco curam-se mais rapidamente e apresentam maior produção de colagénio, uma proteína de importância fundamental na constituição da pele.

 5. SISTEMA DIGESTIVO

O óleo de coco combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia a absorção de nutrientes no corpo.

Na prática, ajuda na digestão e na melhoria de sintomas como intestino irritável e prisão de ventre.

6. PREVENÇÃO DE ESTRIAS

Um dos grandes benefícios do óleo de corpo está na prevenção de estrias. Na Ásia, é muito usado para prevenir as estrias durante a gravidez, mas não só.

Pode também ajudar a reduzir significativamente a quantidade de estrias já depois destas se terem formado.

7. CABELO SAUDÁVEL

O óleo de coco também pode ser utilizado para melhorar a saúde do couro cabeludo e do próprio cabelo.

Siga a nossa dica: aplique um pouco de óleo de coco no cabelo húmido, antes de escovar ou massaje o couro cabeludo após a lavagem e depois passe por água.

8. DESMAQUILHANTE

Sabe aquele rímel teimoso que custa imenso em retirar? Isso deixará de ser um problema: passe uma pequena camada de óleo de coco sobre o rosto, espere uns minutos e remova com algodão humedecido em água morna.

 9. LIVRE-SE DO ACNE

O óleo de coco tem propriedades antimicrobianas, um alto teor de vitaminas e importantes ácidos gordos, que ajudam livrar-se daquele acne inestético e incómodo. Em primeiro lugar, deverá limpar bem a pele e depois aplicar uma fina camada de óleo de coco no rosto, massajando um pouco.

Deixe atuar durante cerca de 15 a 20 minutos, para que possa ser absorvido pela pele. Em seguida, lave a face novamente para remover o excesso de óleo na pele.

10. ESFOLIANTE

É um ótimo ingrediente para fazer um esfoliante caseiro. Para isso, basta misturar óleo de coco com açúcar e misturar muito bem.

Com um pouco de corante alimentar, pode mesmo dar uma cor ao seu esfoliante natural e usá-lo na pele sem qualquer problema. Vai hidratar (e até adoçar!) a pele e pode ser uma ótima opção para oferecer a alguém que goste.

 

ÓLEO DE COCO, UM MULTIFACETADO

Este produto já chegou a ser considerado como um tipo de gordura mau, devido ao alto teor de gordura saturada. Entretanto, descobriu-se que a sua composição é muito peculiar, distinguindo-se pela positiva de outros tipos de óleos existentes.

Além dos diversos benefícios para a saúde que iremos enumerar, o óleo de coco é um ingrediente presente também no mundo da culinária e da beleza. No primeiro caso, pode utilizar o óleo de coco como um substituto saudável do óleo de cozinha convencional.

No segundo caso, ou seja, no mercado da cosmética, saiba que existem já muitos produtos que apresentam este ingrediente na sua constituição, desde produtos de banho, para o cabelo, maquilhagem, cremes de barbear, bronzeadores, entre muitos outros. Isto deve-se, principalmente, ao fato de o óleo de coco ser uma boa fonte de vitamina E, com um grande poder hidratante.

De fato, o óleo de coco é um dos produtos mais versáteis que pode encontrar e um produto com grande potencial para fazer sentir-se melhor, por dentro e por fora!

Fonte: Vidaativa

X